quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Selva de Concreto

Devido ao sistema capitalista presente em nossa sociedade, a cidade se transformou numa selva, onde sobrevive apenas os mais fortes. Como eu havia dito no meu post anterior as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas e o capitalismo contribui significativamente com isso. As grandes diferenças sociais faz com que cada um se afaste cada vez mais do outro e acabe vendo a aproximação social algo de seu interesse ambicioso. Estamos afundando cada vez mais para a nossa origem, onde morávamos em selvas e lutávamos contra animais selvagens para poder sobreviver (sem querer desmerecer tais animais). Porém, desta vez, estamos lutando contra nós mesmos, sem uma pequena quantidade de solidariedade. Depois de profundas demonstrações dessa transformação em nossa sangrenta história, que se revela por meio de guerras, brigas políticas, inúmeras mortes, assassinatos em massa, tráficos de pessoas, escravidão, e muitos outros, esse egoísmo e insensibilidade esta se reflectindo nos cidadãos. E ao olharmos para atrás, que exemplo iremos pegar depois de tanta guerra, tanta corrupção, tanta sujeirada? E quando vemos algum país fazendo algo solidário, percebemos que não se trata de solidariedade, mas sim de puro interesse.

Não vemos mais as pessoas como nossos parceiros de mesma espécie, mas sim, como nossos inimigos, como se estivéssemos numa competição. Os vestibulandos olham os demais prestadores de vestibular como concorrentes de vagas, e não como lutadores que batalharam tanto quanto você. Os parceiros de trabalho não olham um para o outro como trabalhadores que passam por muitos problemas similares que os seus e sim como alguém que você deve fazer amizade para sair de vez em quando ou para conseguir uma promoção.

"Quanto mais velhos ficamos, menos amigos nós temos." Por que isso? Por que, quando estamos passando por uma situação difícil sempre recorremos aos nossos familiares mais próximos do que ao invés de um parceiro de trabalho? Por que não compartilhamos nossos verdadeiros sentimentos, não dizemos o que realmente pensamos para aqueles não muito próximos? Qual o problema de sermos verdadeiros? Por que aquele que diz a verdade é excluído da massa da sociedade? Será que a ética e os bons modos não estão nos tornando pessoas falsas e hipócritas? Todos agindo da mesma maneira, se vestindo da mesma maneira, fazendo as mesmas coisas! Sendo que na verdade temos cada um seus próprios pensamentos, sua própria opinião e seus próprios gostos. E, acima de tudo, sua própria identidade. Não deixe que a tomem de você. Esta mais do que na hora de sermos exactamente o que somos, e não o que os outros queriam que nós fossemos. Pensem nisso.




0 comentários:

Postar um comentário

 

Meu Novo Mundo Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template