segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As crianças de hoje em dia estão me assustando





Oi.

Como faço ainda o Ensino Médio, vejo sempre "crianças" em minha escola, se é que podem ser chamadas de crianças. Eu não sei vocês, mas na minha infância, que durou até os meus 14 anos (onde eu ainda brincava de agentes secretos), brincava na rua, assistia desenho animado, subia em árvores, me sujava toda... era uma completa muleca, por assim dizendo. E eu era muuito feliz. Além disso, não deixava de me arrumar, fazia mexas loiras no meu cabelo, comprava presilhas, passava gloss para sair, fazia desenhos nas unhas... acho que é só.

Mas o que importa é que a geração de 2000 para cá mudou sem que eu percebesse, o que só me assusta mais. Os que deveriam ser crianças viraram os pré-adolescentes e passaram a trocar as brincadeiras por conversas sobre vai saber o que (tenho medo de perguntar), os desenhos animados por programas da MTV, do Multishow, Malhação, Big Brother, e entre outros; roupas infantis foram trocadas por roupas juvenis, agora passam maquiagem e até usam sapato alto!

As crianças estão cada vez mais cedo se tornando imagens de adultos já formados, e o mais grave é que isso as afeta psicologicamente e até mesmo fisicamente. Ou seja, meninas andam menstruando prematuramente, ganhando pelos mais cedo, e o desenvolvimento dos seios se inicia aos dez anos, o que não acontecia a pelo menos vinte anos atrás. Já os meninos, se desenvolvem fisicamente um pouco mais tarde do que as meninas, porém a quantidade enorme de informações que adquirem na televisão e na internet são ainda mais preocupantes. Sobre essas informações acho que nem preciso dizer mais nada, vocês provavelmente já entenderam. 

Adriele Rossini, uma das monitoras do meu colégio que monitora os alunos do ensino fundamental 1 (de 6 a 10) e que constantemente mantém dialogo com os pequenos, se assustou com o comportamento avançado deles. Segundo ela, meninas dessa idade afirmam já terem "ficado" com sete meninos, vão a escola diariamente maquiadas e agem como se já fossem adolescentes, se ofendendo quando são chamadas de crianças. Já os meninos, são ainda mais preocupantes. Devido ao fácil acesso de informações pela televisão e pela internet, se relacionam com pessoas bem mais velhas em sites de relacionamentos e jogos online, adquirindo conhecimentos sobre o que não deveriam ainda saber. 

Outro fator que eu acredito influenciar muito essas crianças são as propagandas infantis de roupas, cada vez mais parecidas com peças juvenis, de sandálias que agora ganharam um "saltinho" e bonecas foram trocadas, pelas meninas mais velhas, por quits de maquiagem. E os garotos andam substituindo cada vez mais os carrinhos e bonecos de ação por vídeo games, computadores e jogos eletrônicos. 

E onde estão os pais nessas horas? nós perguntamos. Simples: estão trabalhando. Com o número de babás e empregadas diminuindo cada vez mais, as crianças mais novas têm que ir para a creche cada vez mais cedo, onde a aprendem da maneira mais correta: á base da sobrevivência, onde devem aprender em meio as outras crianças como agir, como se comportar. Com tantas crianças nas creches, as professoras e monitoras não conseguiram educar todas, o que na verdade os pais deveriam fazer.Deveriam, mas não podem. Não com o aumento dos impostos e com o crescimento da classe baixa, a classe média é a mais atingida. O que obriga as mulheres saírem de casa para irem trabalhar. Tanto tempo sem os filhos, quando os virem os pais irão mimá-los, acreditando que a creche esta fazendo todo o trabalho pesado. Quando maiores, as crianças irão para o ensino fundamental, onde, sem nenhuma base correta de educação, se relacionaram com crianças com a mesma situação, ou até mesmo piores, e os que não foram atingidos por essa maré acabaram se "contaminando". No fundamental os filhos já podem ficar em casa sozinhos, e o que eles fazem, sem pais, sem amigos por perto para brincar? Vão para o computador, assistem televisão, fechando dessa forma com chave de ouro, a educação do futuro da nação. É uma bola de neve que vai crescendo e se agravando com o passar do tempo. Não é culpa dos pais, não é culpa das crianças. Mas sim da humanidade que não previu as consequências de suas inovações. 

Eu posso estar redondamente enganada, não sou a dona da verdade. Você pode não concordar comigo. Ninguém pode prever o que acontecerá daqui alguns anos. Pode piorar ou pode melhorar, nunca se sabe. Eu apenas falei o que acho, e é para isso que serve este blog. Deixe se comentário, dê sua opinião, vamos debater juntos sobre essa polêmica. 

Obrigada.    



  

0 comentários:

Postar um comentário

 

Meu Novo Mundo Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template